top of page
  • Foto do escritorAzambuja & Jacinto

PROIBIÇÃO DE COBRANÇAS ABUSIVAS

Diante da atual crise financeira, muitas empresas na gana de recebimento dos seus créditos, acabam por cometer diversos ilícitos ao cobrar os inadimplentes. Sendo estes ilícitos o excesso de ligações telefônicas, frases desrespeitosas e até cobranças enviadas para terceiros, como familiares.


Nas relações de consumo, ou seja, quando o devedor é o consumidor final do produto, essas formas de cobranças, sem sombra de dúvidas, são abusivas e totalmente vedadas por nossa legislação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42: “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”


Assim, ainda que possa o credor exigir o cumprimento da obrigação contratual por qualquer espécie de dívida, há certos limites, não sendo admitido violar o direito de imagem e a honra do devedor. Quem extrapola pode sofrer as penalizações previstas em lei.


Importante salientar que o descumprimento do dever de respeito ao devedor (consumidor) pode acarretar até mesmo a pena de detenção de três meses a um ano, bem como a condenação do infrator ao pagamento de multa em caso de ameaças, coação, constrangimento moral e físico.


Pode ainda o cobrador que descumprir o Código de Defesa do Consumidor ser condenado ao pagamento de indenização pelos danos morais causados ao devedor.


Azambuja & Jacinto Advocacia

Lucilene Jacinto

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

overbooking indenização

O overbooking ocorre quando uma companhia aérea vende mais assentos do que os disponíveis em um voo, levando ao excesso de passageiros....

Comentarios


bottom of page